Rogerio da Silva Moreira, supervisor de Projetos e Tecnologia Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil e coordenador da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (ABNT-CEE134); Ricardo Terra, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP); Newton José Soares Cavalieri, diretor-adjunto do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) e Mario William Esper, vice-presidente e presidente eleito da ABNT.

Mario William Esper, vice-presidente e presidente eleito da ABNT.

 

Aconteceu hoje (05/09) pela manhã, a Reunião do Conselho Superior da Indústria da Construção (Consic), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O tema central da pauta foi Indústria 4.0 e os palestrantes convidados falaram sobre Indústria 4.0 & o Desenvolvimento do BIM para Transformação Digital na Construção Civil e Indústria 4.0 nos Materiais de Construção.

Convidado como debatedor, o vice-presidente e presidente eleito da ABNT, Mario William Esper, falou sobre a posição da ABNT na Indústria 4.0,  explanando como a Normalização Brasileira pode contribuir para a transformação digital e também sobre as atividades da Comissão de Estudo Especial de Manufatura Aditiva (ABNT/CEE-261). Além disso, falou sobre os trabalhos com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) - Agência Alemã de Cooperação Internacional no Brasil, cujo foco principal é discutir a infraestrutura da Indústria 4.0 e o apoio necessário da Normalização brasileira para promover esse conceito na Indústria. Também apresentou alguns temas estratégicos para a ABNT como a Saúde 4.0, Agro 4.0 e Cidades Inteligentes.

Participaram também deste evento: Ricardo Terra,  diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP);  Rogerio da Silva Moreira,  supervisor de Projetos e Tecnologia, do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (Senai/SP) e coordenador da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (ABNT-CEE134); Rodrigo Navarro,  presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat); Orestes Marraccini Gonçalves, professor titular, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); Fabiano Rogério Corrêa, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), entre outros.