Celebrado em 14 de outubro, o Dia Mundial da Normalização foi estabelecido, desde 1998, como forma de prestar reconhecimento a todos aqueles que, voluntariamente, oferecem seus reconhecimentos para promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas. Como tradição, todo ano a International Organization for Standardization (ISO), International Telecomunication Union (ITU) e a International Electrotechnical Commission (IEC), definem um tema para celebrar a data. Este ano o tema é “Normas de vídeo criam um cenário global”.

14 de Outubro de 2019

 Normas de vídeo criam um cenário global

 

 

Os avanços na tecnologia de vídeo mudaram nosso mundo, revolucionando o entretenimento, conectando a família e amigos ao redor do mundo, enriquecendo as nossas experiências de comunicação e permitindo melhorias significativas na medicina e na educação.

A inovação das últimas décadas levou a um grande salto na direção da qualidade do vídeo. E o vídeo também se tornou mais acessível, ajudando as pessoas em todo o mundo a compartilhar suas histórias em imagens vívidas e em movimento. Esses avanços, tanto na sofisticação quanto na acessibilidade do vídeo, são baseados em normas internacionais.

Os algoritmos de compressão de vídeo normalizados em colaboração com a IEC, ISO e ITU ganharam dois “Primetime Emmy Awards”, reconhecendo que estas normas são fundamentais para a capacidade da indústria de atender à crescente demanda de vídeo, uma das aplicações com maior consumo de banda larga que são executadas em redes globais.

As Normas Internacionais atendem à demanda do setor por poderosas capacidades de compressão. Eles também permitem transições suaves para a próxima geração de tecnologia de compactação de vídeo, ajudando a indústria a maximizar o retorno de cada nova onda de investimento.

Ter normas reconhecidas e respeitadas em todo o mundo significa que vídeos codificados em um dispositivo podem ser decodificados por outro, independentemente do dispositivo utilizado. Isso introduz economias de escala que favorecem o crescimento do mercado, dando aos inovadores a confiança de investir em novos aplicativos e serviços de vídeo.