Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis fazem parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.
 
Hoje, 55% da população vive em áreas urbanas. Em 2050, a ONU prevê que esse número saltará para 70%. Com tantas pessoas em um só lugar, as cidades enfrentam inúmeros desafios. São diversas as normas técnicas que contribuem para o ODS 11. Como por exemplo, a norma ABNT NBR ISO 37101:2017 - Desenvolvimento sustentável de comunidades — Sistema de gestão para desenvolvimento sustentável — Requisitos com orientações para uso, elaborada no âmbito da Comissão de Estudos Especial de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ABNT/CEE-268), que é Comissão espelho do ISO/TC 268 – Sustainable cities and communities.
 
A ABNT possui diversas Coletâneas de Normas e um Manual de aplicação que podem ser utilizados como auxiliares na gestão sustentável das cidades.
 
Estes produtos apresentam temas de direcionamento para os gestores públicos na administração de recursos, gestão da responsabilidade social, gestão da qualidade, gestão de segurança e saúde no trabalho, gestão de energia, gestão ambiental e gestão de compliance nas organizações junto à cultura de integridade bem como no desenvolvimento sustentável de organizações educacionais.
 
Conheça nossas publicações:
 
Coletâneas de Normas de Desenvolvimento sustentável nas cidades: https://bit.ly/2KBsjVN
 
Coletâneas de Normas de Gestão para suporte à sustentabilidade: https://bit.ly/2KP1eNW
 
Coletâneas de Normas de Gestão de Risco e Compliance nas Organizações: https://bit.ly/2KQ9Uk6
 
Coletâneas de Normas de Gestão de Energia: https://bit.ly/2IVdYxu
 
Coletâneas de Normas de Gestão para o Sucesso Sustentado nas Organizações Educacionais:https://bit.ly/2MOaG1u
 
Manual de Aplicação: Diretrizes da ABNT NBR ISO 9001:2008 para Prefeituras: https://bit.ly/2MRF0bH
 
 
#ABNTODS
#Cidadessustentaveis
#sustentabilidade
#ODS11ONU
#normasparasustentabilidade