Por Plinio Tomaz

Em uma cidade as enchentes estão em dois locais, na microdrenagem e na macrodrenagem.

Microdrenagem são as bocas de lobo e as tubulações que estão no centro da rua enterradas, e geralmente são de concreto. São as chamadas infraestruturas cinzas devido à cor dos tubos de concreto.

A macrodrenagem são os canais, os córregos e os rios. É necessário saber um pouco de hidrologia que fornece a vazão em metro cúbico por segundo e a hidráulica que possibilita o dimensionamento de um rio.

Em todas estas áreas é sempre necessária a atualização dos conhecimentos, para saber novos conceitos e o que se está fazendo no mundo.

O mundo está sempre em desenvolvimento. Hoje temos as infraestruturas verdes, que são os chamados jardins de chuvas, que além da melhoria da qualidade das águas pluviais, diminui as enchentes e os custos.

As travessias de córregos e rios são feitas através de bueiros ou pontes. Existem estudos específicos para dimensionamento correto de um bueiro.

Para atualizar seus conhecimentos nesta área, a ABNT disponibiliza alguns cursos, clique nos títulos e confira mais informações:



Plinio Tomaz é Engenheiro civil EPUSP e Instrutor dos Cursos da ABNT.