Foi lançado ontem (29/01), no Museu do Amanhã, durante a comemoração dos 60 anos da Companhia Paduana de Papéis (Copapa), o Papel Higiênico Carinho Eco Green, o 1º papel no Brasil a ganhar o Rótulo Ecológico da ABNT. Ele garante a redução dos impactos em cada uma das etapas do ciclo de vida: extração de recursos, produção, logística e pós-consumo, o que significa que a conta que deixa para o mundo é muito menor.

Para o consumidor, as principais novidades do Carinho Eco Green estão na embalagem plástica e nos rolos, que são totalmente compostáveis: o plástico é feito de milho e o tubete com cola à base de fécula de mandioca, que viram adubo quando descartados junto a resíduos orgânicos em locais próprios para compostagem.

O Programa ABNT de Rotulagem Ambiental é uma certificação voluntária de produtos e serviços, desenvolvido de acordo com as normas ABNT NBR ISO 14020 e ABNT NBR ISO 14024. É classificado como um Rótulo Tipo I, que é uma certificação de terceira parte. Este tipo de rótulo leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida destes produtos: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte.

O Rótulo Ecológico ABNT visa estimular a procura e oferta de produtos e serviços ambientalmente responsáveis, garantindo ao consumidor a confiabilidade nas informações.

Durante a cerimônia, o gerente de certificação de sistemas da ABNT, Guy Ladvocat, explicou um pouco sobre o Rótulo Ecológico e o processo feita com a Copapa e entregou uma placa com o certificado concedido à empresa.

Além de vários convidados, esteve presente também a ativista ambiental e influenciadora Fê Cortez, que falou um pouco sobre sua história e o projeto  Menos 1 Lixo.

Para mais informações sobre essa certificação, entre em contato com Vinicius Ribeiro (021) 3974 2354 ou vinicius.ribeiro@abnt.org.br.



Guy Ladvocat explicou sobre todo o processo realizado para a certificação do Papel Carinho Eco Green.

A equipe da ABNT  fez a entrega da placa com o Certificado para os representantes da Copapa.