8 de março é o Dia Internacional da Mulher. No espírito de comemorar a próxima geração de mulheres e meninas líderes, o tema das Nações Unidas é "Eu sou a igualdade de gerações: percebendo os direitos das mulheres". É um apelo à ação para que todos defendam a completa igualdade de gênero.

A igualdade de gênero é um componente-chave da responsabilidade social e o empoderamento das mulheres e sua igualdade na sociedade são destaques na norma ABNT NBR ISO 26000 - Diretrizes sobre responsabilidade social.

Esta norma fala sobre eliminar preconceitos e promover a paridade através da recomendação de que as organizações tenham equilíbrio de homens e mulheres em suas estruturas, garantindo que ambos os sexos sejam tratados de forma igual quando se tratam de recrutamento, oportunidades de carreira e remuneração.

A sociedade percorreu um longo caminho desde o primeiro Dia Internacional da Mulher, há mais de cem anos. No entanto, olhando para o futuro, ainda existem barreiras que precisam ser quebradas. Aplicar uma lente de gênero ao trabalho de normalizaçãoo significa atender às necessidades específicas de mulheres e meninas, o que, por sua vez, ajudará a desenvolver normas mais sensíveis ao gênero e inclusivas para todos. Por fim, abordar as responsabilidades de gênero levará a mudanças transformadoras e um mundo mais igual no geral.