Amilton Mainard, vice-presidente da ABNT, Mario William Esper, presidente da ABNT e Paulo Skaf, presidente da Fiesp.


No dia 09 de março foi realizada a solenidade de Posse da nova presidência do Conselho Deliberativo da ABNT. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e teve como anfitrião o presidente Paulo Skaf.

Na abertura, Skaf deu as boas-vindas a todos os presentes e parabenizou o presidente da ABNT, Mario William Esper, se colocando à disposição e renovando o seu apoio à ABNT, com o compromisso de aturem juntos no fortalecimento e renovação da associação.

Além do presidente Mario William, do vice-presidente Amilton Mainard e do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também compuseram a mesa o 1º diretor secretário da Fiesp e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Vandermir Francesconi Junior; o deputado federal, Laércio de Oliveira, representando o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Ene; o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, Almirante Valter Citavicius Filho; o deputado estadual da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Indústria da Construção e Mineração, Itamar Borges; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (Semad) e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Germano Luiz Gomes Vieira; e o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior.

Após assinar o termo de posse, Mario William fez seu discurso lembrando da trajetória de desafios, lutas e conquistas que a ABNT passou ao longo dos seus 80 anos. Além disso, fez questão de ressaltar que dado o momento pelo qual o Brasil está passando, com a nova Lei de Liberdade Econômica, é fundamental contar com a participação dos setores empresariais para que as normas brasileiras estejam em sintonia com as tecnologias do momento.

“Essa participação é fundamental e a ABNT deve trabalhar em temas estratégicos do país. Economia Circular é exemplo, pois cerca de 60 países estão debatendo sobre o assunto e o Brasil tem sido protagonista em sua participação, assumindo cargos de relevância no Comitê Internacional.”

Além da atuação internacional, anunciou que pretende firmar também acordos e parcerias com entidades e governo. Como exemplo, citou um Projeto de Lei que está em discussão há quase 20 anos no Congresso Brasileiro, para regulamentação da atividade profissional de Relações Institucionais e Governamentais (Rig). “Em 6 meses, foi desenvolvido e consolidado um documento normativo pela ABNT, que poderá servir de base para a futura norma internacional da ISO. O documento, que foi muito bem recebido pela sociedade e será publicado no início de abril, visa fornecer orientação para as atividades dos profissionais de Relações Institucionais e Governamentais”, disse Esper.

Outro acordo firmado também mencionado foi entre a ABNT e o Ministério da Defesa, para elaboração de 200 normas relativas a produtos de Defesa.

Ao final de seu discurso, Esper agradeceu o apoio de todos os parceiros, autoridades presentes e convidados e disse que espera poder contar com o apoio e empenho de todos os setores. Agradeceu também pelo apoio e parceria da Fiesp, através do presidente Paulo Skaf, que tem realizado trabalho de sensibilização da indústria, bem como do Senai, a participarem ativamente das ações estratégicas da normalização.

Também marcaram presença no evento o deputado federal Júlio Lopes, o assessor do Reitor, da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Alex Kenia Abiko, que representou o Reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan; a vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, Janaína Lima; o presidente do Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis (Creci), José Augusto Viana Neto; o vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), José Eduardo Ismael Lutti; o vice-presidente da Federação de Serviços do Estado de São Paulo (Fesesp), José Luiz Fernandes; o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Lenilton Duran Pinto Correa; o ex-presidente da ABNT e da International Organization for Standardization (ISO), Mario Cortopassi; o Prof. Dr. Mário Figueroa, do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), que representou o Pró-Reitor Prof. Dr. Fábio do Prado; o presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Prof. Paulo Helene; o presidente da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), Paulo Camillo Penna; e o diretor executivo do Instituto Nacional de Normalização do Chile (INN), Sergio Toro.

A nova presidência do Conselho Delibertivo da ABNT assinou o Termo de Posse durante a cerimônia.

  Autoridades marcaram presença na solenidade de posse.

 

Cerca de 300 pessoas participaram da Solenidade que também foi transmitida ao vivo pelo Instagram da ABNT.