Empresários poderão acessar 49 normas técnicas gratuitamente, por um período de 6 meses

A ABNT e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão oferecer normas técnicas gratuitas aos pequenos negócios. Serão 49 normas no total, sendo que 31 delas correspondem a normas específicas relativas a respiradores e outros produtos essenciais para combater os efeitos do Corona vírus, como diretrizes para produzir respiradores, máscaras e outros produtos relacionados, e 18 são relativas ao aprimoramento de negócios tradicionais, como salões de beleza, turismo, serviços de alimentação e implementação de comércio eletrônico.

“A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização e coloca à disposição da sociedade mais de 8 mil documentos normativos que possui em seu acervo. Infelizmente, é na época de crise que a necessidade e importância da utilização das normas técnicas é percebida, o que mostra que sem elas não existe um padrão mínimo de qualidade e segurança. Na Alemanha, no período da 2ª Guerra Mundial, o país teve um aumento significativo de normas técnicas o que ilustra o que acabei de dizer. E neste momento, graças a parceria e apoio do Sebrae, vamos disponibilizar essas normas com o intuito de contribuir, não só no combate ao COVID-19, mas também de alavancar os Pequenos Negócios em seus segmentos”, conclui Mario William Esper, presidente da ABNT.

Os pequenos negócios poderão obter essas normas a custo zero durante o período de seis meses com direito à visualização ilimitada pelo tempo de validade da norma e duas impressões. “A iniciativa é fundamental, pois estamos ampliando as possibilidades de trabalho para os pequenos negócios, diretamente impactados pela restrição à mobilidade social. As normas vão ajudar as micro e pequenas empresas a se adaptarem às demandas de mercado e a encontrarem soluções inovadoras para superar a crise gerada pelo novo Corona vírus. Uma floricultura pode se transformar em uma produtora de máscaras, por exemplo. Com isso, todo mundo ganha.”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Para ter acesso, basta acessar o site www.abntcatalogo.com.br/sebrae, e fazer um breve cadastro.