No próximo dia 12 de maio (terça-feira), às 10h, a ABNT fará uma live no facebook
(https://pt-br.facebook.com/ABNTOficial/) para lançar oficialmente a Prática Recomendada ABNT PR 1003 - Ventiladores pulmonares para cuidados críticos: Requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação.

Esta é mais uma ferramenta disponibilizada gratuitamente para a sociedade para enfrentamento da luta contra a Covid-19.

Neste documento foram reunidos conhecimentos de especialistas para que o setor de saúde receba equipamentos eficientes, já que, entre os sintomas mais graves da covid-19, os pacientes apresentam problemas respiratórios e podem necessitar do auxílio de ventilação mecânica por meio de terapia respiratória adequada. A demanda por ventiladores pulmonares aumentou expressivamente no mundo, e os fabricantes estão com dificuldades para atendê-la, pois enfrentam problemas no abastecimento de partes e peças para suprir a produção e montagem dos equipamentos.

Na Prática Recomendada, a ABNT estabelece os requisitos mínimos de segurança e desempenho e a classificação de ventiladores mecânicos, incluindo indicações de uso e limitações, além de abordar as normas internacionais aplicáveis e apresentar alguns requisitos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Participe e nos ajude a divulgar essa boa notícia!