Foi realizado no dia 13 de maio, o lançamento da norma ABNT NBR ISO 41001:2020 - acility management - Sistemas de gestão - Requisitos com orientações para uso. O evento foi online e transmitido pelo canal do youtube da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac).

Elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Facility Management (ABNT/CEE-267), que atua como espelho de Comitê Técnico da ISO, a norma especifica, em suas 55 páginas, os requisitos para um sistema de gestão de facilities quando uma organização: a) precisa demonstrar a entrega efetiva e eficiente de FM que suporte os objetivos da organização demandante; b) tem por objetivo atender de forma consistente às necessidades das partes interessadas e requi­sitos aplicáveis; c) tem por objetivo ser sustentável em um ambiente globalmente competitivo.

Neste lançamento, a ABNT contou com a parceria da Abrafac, que escolheu especialmente a data (13 de maio), pois neste dia é comemorado o FM Day, ou Dia Mundial de Facilities Management.  Na International Organization for Standardization (ISO), Facility Management é descrita como função organizacional que integra pessoas, propriedade e processo dentro do ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal.

O diretor de Normalização da ABNT, Nelson Al Assal Filho, foi um dos palestrantes na programação que teve ainda a participação do especialista Miguel Alves Agostinho, diretor executivo da Associação Portuguesa de Facility Management (APFM); de Stan Mitchell, chairman do ISO/TC-267 – Facility Management;  Moacyr da Graça, coordenador da ABNT/CEE 267- Facility Management; Frederico Behmer, secretário geral do GT 3 (ISO 41001) da ABNT CEE 267; e Alexandre Roxo, CEO da RV Gestão, do Rio de Janeiro. Thiago Santana, presidente da Abrafac, e o diretor Ricardo Crepaldi foram mresponsáveis pela apresentação e mediação.

Até o dia 15 de maio, as normas de Facility Management terão 20% de desconto, incluindo a recém-publicada ABNT NBR ISO 41001:2020. Basta acessar a loja virtual ABNTCatálogo (www.abntcatalogo.com.br) e fazer a busca pelo número da norma ou pelo Comitê (267).

Para conferir o lançamento, clique aqui.