Foi realizada no dia 18/05 pela manhã, o lançamento oficial da Prática Recomendada ABNT PR 1003 - Ventiladores pulmonares para cuidados críticos: Requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação.

Mais uma vez, a ABNT reuniu conhecimentos de especialistas para que o setor de saúde receba equipamentos eficientes, já que, entre os sintomas mais graves da covid-19, os pacientes apresentam problemas respiratórios e podem necessitar do auxílio de ventilação mecânica por meio de terapia respiratória adequada. A demanda por ventiladores pulmonares aumentou expressivamente no mundo, e os fabricantes estão com dificuldades para atendê-la, pois enfrentam problemas no abastecimento de partes e peças para suprir a produção e montagem dos equipamentos.

Na Prática Recomendada, a ABNT estabelece os requisitos mínimos de segurança e desempenho e a classificação de ventiladores mecânicos, incluindo indicações de uso e limitações, além de abordar as normas internacionais aplicáveis e apresentar alguns requisitos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Continuando as ações de apoio à contenção do avanço da Covid-19, a ABNT também disponibilizou esta Prática gratuitamente à sociedade, com o objetivo de contribuir com as empresas que estão fabricando ou consertando esse tipo de aparelho. Sabemos que isso é uma emergência, pois se trata de um equipamento extremamente crítico e necessário para salvar vidas. E nesse sentido, teremos também o apoio do Sebrae, que está empenhado em contribuir nesse combate e já é parceiro da ABNT de longa dada, para nos ajudar a chegar até os Pequenos e Médios Negócios que estão necessitando dessa Prática neste momento”, afirmou Mario William Esper, presidente da ABNT.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da ABNT no Youtube. Se você não conseguiu assistir, clique aqui.

Para acesar a apresentação feita por Francisco Faloci, coordenador da Comissão de Estudo da ABNT, de Equipamentos Eletromédicos e Representante brasileiro da ABNT no ISO/TC 210- Quality System, clique aqui.

Para acessar a ABNT PR 1003, clique aqui.