Acreditação: Melhorando a segurança alimentar

Agora, mais do que nunca, a higiene está no centro das atenções, principalemnte a higiene de alimentos.  E como saber se todos na cadeia de suprimeito de alimentos tomaram as medidas de higiene corretas para nos manter seguros?

Embora existam muitas leis e regulamentos para esse efeito, é a avaliação da conformidade, incluindo inspeção, teste e certificação, que fornece a garantia de que esses requisitos estão sendo atendidos. Mas se o corpo de teste não estiver preparado, todo o sistema desmorona. É aí que entra a acreditação, garantindo que os responsáveis ​​pelas avaliações sejam competentes, imparciais e apresentem os resultados esperados.

A ABNT possui as normas técnicas que auxiliam nessa garantia, tais como: aABNT NBR ISO/IEC 17020 Avaliação da conformidade — Requisitos para o funcionamento de diferentes tipos de organismos que executam inspeção e  a ABNT NBR ISO/IEC 17011- Avaliação da conformidade - Requisitos para os organismos de acreditação que acreditam organismos de avaliação da conformidade.

Saiba mais acessando www.abnt.org.br/catalogo