O coronavírus mudou dramaticamente o cenário econômico brasileiro, enquanto estendia seu rastro de milhares de vidas perdidas. A produção industrial caiu, micro e pequenas empresas perderam faturamento e até fecharam as portas. A retomada das atividades no pós-pandemia é um grande desafio que pode ser facilitado com a aplicação de um conjunto de documentos publicados recentemente pela ABNT.

Para falar um pouco mais sobre essas normas e seus benefícios, a ABNT promoverá um webinar gratuito no dia 08 de julho, às 10h, em seu canal no Youtube (abntweb). Participarão como debatedores, o diretor de normalização da ABNT, Nelson Al Assal Jr. e o coordenador da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-063), Alberto Bastos.

São seis normas técnicas adotadas de documentos internacionais, revisados e atualizados. A primeira delas é a ABNT NBR ISO 22301:2020 - Segurança e resiliência — Sistema de gestão de continuidade de negócios — Requisitos, que especifica os requisitos para implementar, manter e melhorar um sistema de gestão para proteger-se, reduzir a probabilidade de ocorrência, preparar-se, responder e recuperar-se de disrupções quando estas ocorrerem.

Junto com a ABNT NBR ISO 22301:2020, foram publicadas também:

  • ABNT NBR ISO 22313:2020 - Segurança e resiliência — Sistemas de gestão de continuidade de negócios — Orientações para o uso da ABNT NBR ISO 22301
  • ABNT NBR ISO 22316:2020 - Segurança e resiliência — Resiliência organizacional — Princípios e atributos
  • ABNT ISO/TS 22317:2020  - Segurança da sociedade — Sistemas de gestão de continuidade de negócios — Diretrizes para análise de impacto nos negócios (BIA)
  • ABNT NBR ISO 22320:2020 - Segurança e resiliência — Gestão de emergências — Diretrizes para gestão de incidentes
  • ABNT NBR ISO 22322:2020 - Segurança da sociedade – Gestão de emergências – Diretrizes para aviso público, que fornece diretrizes para o desenvolvimento, gestão e implementação de avisos públicos antes, durante e após incidentes.

No dia da webinar, as normas estarão com desconto de 10%. Para adquiri-las, acesse a loja online da ABNT: www.abntcatalogo.com.br.