A pandemia da covid-19 deixa um rastro de desolação: vidas perdidas, desemprego e graves prejuízos financeiros em todos os campos de atividades, entre outras consequências. Mas chega um tempo de reconstruir projetos, retomar os negócios e reconquistar clientes, investindo em diferenciais. Para auxiliar a sociedade a enfrentar esse desafio a ABNT lançou o Selo de Confiança.

Estruturada em um programa de certificação, a iniciativa compreende a avaliação da implantação de medidas sanitárias e comportamentais pelos estabelecimentos, cuja avaliação ficará a cargo de auditores altamente capacitados, que considerarão os seguintes itens: Administração; Colaboradores; Instalações físicas; e Procedimentos, incluindo os específicos para casos de suspeita de contaminação.Ao final do processo, é concedido o Selo de Confiança para que o estabelecimento possa demonstrar ao seu público o comprometimento com a promoção da saúde.

Desde o início da pandemia, os setores de comércio, industrial e de serviços passam por situação crítica, com a perda de clientes e consequente queda no faturamento, em função do afastamento social. A solução para reverter esse quadro foi a elaboração de protocolos sanitários que demonstrem um sistema de proteção capaz de envolver toda a cadeia de valor desses setores, para que retomem as atividades de forma segura, com a chancela da ABNT e sua reconhecida credibilidade.

A aplicação de protocolos contribui para: melhorar a imagem dos estabelecimentos perante o mercado; aumentar a confiança de clientes e consumidores; proporcionar aos clientes uma percepção das medidas de segurança adotadas; e diferenciar os estabelecimentos que adotam os protocolos, por meio da implantação de medidas sanitárias e comportamentais, proporcionando mais confiabilidade ao setor.

A ABNT é um Organismo Certificador acreditado pelo Inmetro para promover a avaliação de conformidade de Sistemas de Gestão, produtos e serviços nos mais diferentes segmentos. O objetivo da ABNT é contribuir para o desenvolvimento da sociedade e de todos os setores da economia. Seu papel ganha maior relevância neste momento tão difícil que o Brasil enfrenta. O Selo de Confiança é a garantia de adoção de boas práticas.

Confira o vídeo onde o diretor de Certificação, Antonio Carlos Barros de Oliveira, explica mais sobre o Selo.

Para mais informações, entre em contato com Raquel Pocci (raquel.pocci@abnt.org.br).