A ABNT e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) firmaram um Acordo de Cooperação, hoje (20/08), durante webinar transmitida pelo canal da ABNT no youtube (https://bit.ly/2QaFA82). O Acordo tem como objetivo o desenvolvimento e a elaboração de documentos normativos nos setores de Meio Ambiente, Resíduos e Saneamento. O presidente da ABNT, Mario William Esper fez uma breve apresentação mostrando o panorama das normas ambientais existentes e também o plano de trabalho para execução do acordo.

A Abema é uma associação civil de direito privado, fundada em 1985 para ser representante dos órgãos estaduais de meio ambiente. Está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, reunindo secretarias, autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental. Seu presidente, Germano Luiz Gomes Vieira, é secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

No trabalho com a ABNT, a Abema deverá fornecer subsídios, elementos, números do setor, análises críticas, publicações, estudos nacionais e internacionais, viabilizar debates e consultas visando ao oferecimento de conteúdo necessário para a elaboração das normas.

Alinhado às estratégias das duas organizações, o Acordo de Cooperação será complementado por um Termo de Ajustes, que abordará os temas dos documentos normativos, assim como detalhará as ações a serem realizadas.

O evento contou com a participação do presidente da Abema e Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Dr. Germano Luiz Gomes Vieira; da vice-presidente executiva da Abema e Secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema), Dra. Mauren Lazzaretti; da 1ª Secretária da Abema e diretora-geral do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Dra. Márcia Telles; do membro do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (Cirs), da Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente do Estado de São Paulo (Sima), que representou o secretário do Meio Ambiente, Marcos Penido, Sr. Ivan de Oliveira Mello; e do diretor-geral da ABNT, Ricardo Fragoso.


Assinatura do acordo de cooperação pela ABNT.