Presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, entre os presidentes da Abrac, Synésio Batista da Costa, e da ABNT, Mario William Esper

 

O presidente do Conselho da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Synésio Batista da Costa, foi o anfitrião de reunião-almoço no dia 8 de outubro, em São Paulo, tendo como convidado o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

 

O encontro teve o objetivo de atualizar assuntos relacionados ao Inmetro que ficaram pendentes por causa da pandemia de covid-19. O presidente da ABNT, Mario William Esper, e o diretor-geral, Ricardo Fragoso, participaram da reunião, para a qual também foram convidados vários dirigentes de associações e os membros do Conselho da Abrac.

 

Com essa iniciativa, foram reunidas as partes de um tripé muito relevante para o aumento da competitividade: a regulamentação (Inmetro); a normalização (ABNT) e a certificação (Abrac).

 

O presidente da ABNT defende que as três partes interajam em harmonia, cada uma em seu campo. Para ele, é importante que regulamentação e normalização tratem do desempenho do produto ou serviço, mas sendo menos prescritivas do que são atualmente. “A norma da ABNT deve servir de referência nessa interação”, defende Esper.