A ABNT celebrou ontem (14/10) o Dia Mundial da Normalização, com um evento transmitido pelo seu canal no Youtube e que pode ser conferido pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=6Ym9HtUCtSY&t=88s). Na oportunidade, seis personalidades foram homenageadas com o Prêmio Destaque em Normalização 2020:

  • Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em reconhecimento à sua contribuição para normalização no Brasil, oferecendo apoio e ajudando a disseminar melhores práticas entre os setores produtivos e à sociedade de forma geral, especialmente nesta situação de pandemia de covid-19. Destacando o apoio do Sistema S em São Paulo na elaboração das Práticas Recomendadas de Máscaras e Ventiladores Pulmonares. Foi grande incentivador da Certificação de mais de 8 milhões máscaras que serão utilizadas pelos voluntários que irão trabalhar no processo eleitoral do próximo dia 15 de novembro.

  •  Sylvio Napoli, gerente de tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), responsável pelo Conselho Técnico Administrativo que sustenta o Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017), membro do board da ISO com expertise no ISO/TC 229 de nanotecnologia e membro do Conselho Fiscal da ABNT desde 2005. Sylvio teve grande contribuição no processo de desenvolvimento de normas e Práticas Recomendadas, entre vários temas, em especial sobre máscaras e vestuário de proteção para profissionais da saúde.

  • Francisco Faloci, consultor de estratégia regulatória, normalização, gerenciamento de riscos, sistemas de qualidade e segurança de equipamentos eletromédicos e produtos para a saúde com mais de dez anos de experiência na área. Participante do Comitê Brasileiro Odonto-Médico- Hospitalar (ABNT/CB-26) há mais de dez anos na área de normalização de produtos médicos, com funções de Coordenador da Comissão de Estudo de Equipamentos Eletromédicos – Comissão espelho do IEC SC 62D; Relator do, ABNT CB-26, Comissão de Estudo 26:150.01,  espelho do TC 210 da ISO, para o GT 1 – Aplicação de Sistemas da Qualidade para produtos para a saúde; Membro expert, representando o Brasil, nos grupos de trabalho do ISO TC 210, para o WG1 – Quality Systems, e IEC TC 62 - Electrical equipment in medical practice. Francisco teve efetiva contribuição no desenvolvimento daPrática Recomendada ABNT PR 1003 - Ventiladores pulmonares para cuidados críticos: Requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação.

  • ·Antonio Marcos Saraiva, Pesquisador-Tecnologista na área de Biotecnologia Molecular no INMETRO e coordenador da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia (ABNT/CEE-276), e também atua em outros Comitês da ABNT. Conduziu o processo de adoção da norma ABNT NBR ISO 20391-1:2020, com orientações gerais sobre métodos de contagem de células e atualmente coordena os esforços de adoção da ABNT NBR ISO 20395, que fornece requisitos para avaliar o desempenho e assegurar a qualidade dos métodos utilizados para a quantificação de sequências específicas de ácidos nucleicos - qPCR e dPCR.

  • Getúlio Rocha Junior, Gerente de Infraestrutura e Suprimentos do SENAI/SP. Atua no SENAI há 27 anos, passando por quatro unidades nas cidades de Santos, São Paulo e Mauá. Foi instrutor, coordenador e Diretor de escola, faculdade e Instituto de Tecnologia. Participou da elaboração das Práticas Recomendadas para máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, a ABNT PR 1002 e de Máscaras cirúrgicas - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso, a ABNT PR 1005.

  • Benefran Bezerra, coordenador de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Produtos para Saúde e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Contribuiu na elaboração das Práticas Recomendadas de Operação segura em organizações durante situações de pandemia - Diretrizes gerais, ABNT PR 1004; Máscaras de proteção respiratória de uso não profissional - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso, ABNT PR 1004; e Máscaras cirúrgicas - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso, ABNT PR 1005. Benefran mostrou-se um profissional competente e de vasto conhecimento técnico durante todo o processo de elaboração das Práticas Recomendadas.

“Com esta premiação, a ABNT manifesta seu reconhecimento a personalidades que tiveram papel predominante na Normalização, especialmente neste ano marcado pela pandemia de covid-19, que exigiu a elaboração de documentos técnicos em tempo recorde e sua disseminação para todos os segmentos da sociedade”, informou o presidente Mario William Esper.

Numa conjugação de esforços com representantes de diferentes setores, a ABNT ofereceu sua contribuição à luta contra a covid-19 publicando documentos elaborados de forma mais simples e rápida: as Práticas Recomendadas (PR). Duas delas tratam de máscaras de proteção, outra orienta a produção de ventiladores pulmonares. Há também a ABNT PR 1006, que estabelece os requisitos para gerenciamento dos resíduos gerados nos domicílios pelos pacientes com diagnóstico de caso suspeito ou confirmado de covid-19, e a ABNT PR 1007, que trata de higienização e antissepsia das mãos e limpeza e desinfecção de superfícies.

O Dia Mundial da Normalização foi criado em 1998, para homenagear todos os profissionais das mais diferentes áreas que, voluntariamente, oferecem seus conhecimentos como contribuição para a inovação, desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente, saúde da população e defesa do consumidor.

Todo ano, os três principais organismos internacionais de normalização - International Organization for Standardization (ISO), International Telecomunication Union (ITU) e International Electrotechnical Commission (IEC) – elaboram mensagem especial para celebrar a data. Em 2020, chamam a atenção para a importância da disseminação das normas que oferecem soluções para os desafios técnicos ao redor do mundo. Este foi também o tema da palestra do coordenador da Comissão de Estudo Especial de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ABNT/CEE-268), Alex Abiko, que é professor titular em Gestão Urbana e Habitacional da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

  


Dia Mundial da Normalização 2020
Protegendo o Planeta com as Normas Técnicas


Terra, uma nave finita de vida na vastidão do nosso sistema solar. A vida na Terra depende da energia proveniente do sol. No entanto, ao longo do século passado, as atividades humanas e industriais em larga escala de nossa civilização moderna foram adicionadas aos gases de efeito estufa naturais da Terra. Eles impactam negativamente nosso clima e, com ele, todas as formas de vida. Ao mesmo tempo, o rápido crescimento populacional e a ampla urbanização exigem o uso responsável de recursos limitados.

Para reduzir o impacto humano em nosso planeta, precisamos de vontade política, ação concreta e ferramentas adequadas. As normas técnicas são uma dessas ferramentas. As normas internacionais elaborados pela IEC, ISO e ITU levam em consideração soluções testadas e verdadeiras para os desafios técnicos. Elas ajudam a compartilhar amplamente experiência e conhecimentos especializados tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.

As normas cobrem todos os aspectos de economia de energia, qualidade da água e do ar. Elas estabelecem protocolos e métodos de medição normalizados. Sua ampla utilização ajuda a reduzir o impacto ambiental da produção e dos processos industriais, facilita a reutilização de recursos limitados e melhora a eficiência energética.