Documentos são produzidos a todo momento em organizações modernas e por inúmeros motivos, devem ser guardados e arquivados para servirem de prova de uma atividade realizada ou mesmo por obrigações legais. Nesse contexto, surgem questões a respeito de quais documentos devem ser arquivados, quanto tempo precisam ser mantidos e quais os cuidados necessários com seus conteúdos, surgindo a necessidade de uma avaliação para gestão de documentos de arquivo.

Para auxiliar essa tarefa, a ABNT publicou a Norma Técnica ABNT ISO/TR 21946:2020 - Informação e documentação — Avaliação para gestão de documentos de arquivo, que fornece orientação sobre como realizar a avaliação para o gerenciamento de documentos de arquivo. Além disso, descreve alguns dos produtos e benefícios que podem ser alcançados usando os resultados da avaliação e a aplicação prática do conceito de avaliação delineado na ABNT NBR ISO 15489-1.

Essa Norma aborda pontos como o processo de avaliação, levantamento e análise da informação, necessidade de negócios para documentos de arquivo, requisitos legais e regulatórios para documentos de arquivo, entre outros.

Para adquirir a ABNT ISO/TR 21946, acesse o link: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=408489