Os eventos de 2020 destacaram como, mais do que nunca, precisamos de comunidades fortes, e o Dia Mundial das Cidades deste ano reconhece isso com o tema “Valorizando nossas Comunidades e Cidades”. A ABNT e a ISO tem uma série de normas e comitês dedicados à causa.

A robustez dos sistemas de saúde no nível da comunidade é apenas um dos muitos pontos de pressão que foram colocados sob os holofotes desde o início da pandemia de COVID-19. Infraestruturas adequadas, suprimentos de energia, redes de transporte e muito mais também são essenciais para cidades de todos os tamanhos que enfrentam desafios atuais e futuros.

O aumento da urbanização e das populações significa que as cidades precisam ser sustentáveis ​​para lidar com isso. A Comissão de Estudo Especial de Desenvolvimento Sustentável em Comunidades, a ABNT/CEE-268, que é espelho do comitê técnico da ISO (ISO / TC 268), atua na normalização no campo de cidades e comunidades sustentáveis, compreendendo o desenvolvimento de requisitos, estruturas, diretrizes e técnicas e ferramentas de apoio à obtenção do desenvolvimento sustentável, considerando inteligência e resiliência para auxiliar todas as Cidades e Comunidades e suas partes interessadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais, a se tornarem mais sustentáveis.

São sete normas publicadas que tratam sobre o assunto. Em webinar realizada recentemente, o coordenador da Comissão, Alex Abiko explanou sobre a ABNT NBR ISO 37122:2020, que traz indicadores que contemplam 19 temas, destinados a auxiliar as cidades a orientar e avaliar o desempenho da gestão de seus serviços, bem como o seu impacto na qualidade de vida.

Segundo o coordenador, a Comissão de Estudo está traduzindo e adaptando normas internacionais por muitas razões, e a principal delas é que no âmbito da International Organization for Standardization (ISO) trata-se de um assunto já discutido amplamente e aprovado.

Para saber mais sobre o assunto ou participar da ABNT/CEE-268 entre em contato com o analista responsável, Wemerson Silva (Wemerson.silva@abnt.org.br).