Dando continuidade à reunião realizada no dia 13 de novembro, a ABNT e a Abema se reuniram novamente, para discutir desta vez sobre metodologia de monitoramento e identificação de desmate e exploração florestal.

O assunto contou com a apresentação da representante da Santiago & CIntra Consultoria,  Iara Musse Felix, que apresentou um panorama de todo trabalho realizado pela consultoria, que desenvolve e fornece soluções  com imagens de satélite, serviços de classificação, mapeamento temático, plataformas de processamento automatizado com a geração de relatórios analíticos, além de todo suporte necessário que demande informações geopespaciais. Inclusive, tambem explanou sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas pela Polícia Federal, para monitorar as florestas.

Mario William Esper, presidente da ABNT enfatizou que o país, em especial o estado do Mato Grosso possui muita expertise no assunto e que com certeza a parceria Abema x ABNT renderá bons frutos. A proposta é se unirem, junto das demais entidades que participaram também da reunião, para montar uma minuta sobre métricas e cálculos de desmatamento. Essa minuta será discutida com mais parceiros para que possa resultar em uma norma internacional. " A França tem pedido à ISO para abrir um comitê sobre o assunto de reposiçã de florestas, e nós podemos ser protagonistas neste momento, pois temos muito conhecimento nesta área de manejo florestal sustentável", ressaltou Mario.

O especialista, consultor e presidente do Comitê de Assuntos Florestais da ISO, Jorge Cajazeira também fez parte desta reunião e falou um pouco sobre como a ISO tem trabalhado o assunto e a atual situação das normas brasileiras.

Os próximos passos serão discutidos em reunião técnica, que acontecerá dia 25 de novembro, para que possam começar a esboçar a minuta da futura norma.

Participaram desta reunião: da ABNT, Mario William Esper – presidente; Ricardo Fragoso – diretor-geral; Antonio Carlos Barros de Oliveira – diretor de certificação; Eduardo São Thiago – gerente de normalização internacional e equipe de comunicação. Da Abema, Mauren Lazzarotti – presidente; Magna Almeida – secretária executiva. Além desses, também participaram representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Panizi Advogados, Santiago & Cintra Consultoria, Jorge Cajazeira, consultor, presidente do Conselho de Meio Ambiente da Federação da Industria do Estado da Bahia (FIeb) e membro do Comitê de Meio Ambiente da CNI.