A ABNT participou da abertura da 17ª edição do ENQUALAB - Congresso de Qualidade em Metrologia, Laboratórios e Indústria, ocorrida no dia 30 de novembro. O evento aconteceu por meio de uma plataforma virtual e teve como tema central “Tecnologias virtuais aplicadas às práticas gestão e operação de laboratórios metrológicos e processos de medição industriais".

O presidente Mario William Esper não pode participar ao vivo, mas fez um vídeo que foi veiculado aos participantes agradecendo a oportunidade de fazer parte do evento. "Nesse momento de pandemia, a 17ª edição do Enqualab consagra-se de suma importância, tendo em vista a necessidade do uso da metrologia no momento atual", afirmou Esper.

Ainda aproveitou a oportunidade para falar que durante esses meses de pandemia, a ABNT elaborou sete Práticas Recomendadas para contribuir neste momento. Os temas abordados são: máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, ventiladores pulmonares, operação segura em organizações, máscaras cirúrgicas, gerenciamento de resíduos domiciliares de pessoas com covid-19, Higienização e antissepsia das mãos e limpeza e desinfecção de superfícies, operação segura em ambientes educacionais, entre outras.

Mario ressaltou também que na área de Metrologia, a ABNT tem trabalhado em assuntos relativos ao tema, através do Comitê Brasileiro de Normalização em Metrologia (ABNT/CB-053), que atua no campo da metrologia científica e industrial e suas áreas correlatas, compreendendo: terminologia, generalidades e procedimentos para controle metrológico, confiabilidade laboratorial, métodos e técnicas de calibração e ensaios, comparação inter-laboratorial, ensaios de proficiência, aplicáveis a qualquer segmento/setor econômico, dispositivos e instrumentos de medição. São 23 normas existentes sobre o assunto, que abordam grandezas e unidades, calibração, entre outros.