Em reunião realizada no dia 18 de fevereiro, foi criada pela ABNT a Comisão de Estudo de Sistema de Pesagem de Veículos em Movimento (CE-016:100.001), que ficará dentro do Subcomitê Brasileiro de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), que por sua vez pertence ao Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB - 016).

Na ocasião, Mario Willian Esper, presidente da ABNT fez a abertura informando sobre o novo momento da normalização com redução dos prazos na elaboração das normas e citou também a elaboração, em tempo recorde, de 15 Práticas Recomendas, grande parte voltada para a pandemia.

Mario ressaltou também sobre a Lei de Liberdade Econômica e como ela afeta a Normalização, levando em conta que se existir uma norma desatualizada com mais de 3 anos deve-se adotar uma norma internacional. Por esse motivo, é importante a participação ativa na normalização tanto nacional, quanto internacional, para que seja possível defender o posicionamento brasileiro.

Nesta primeira reunião de criação da Comissão de Estudo foi discutida a adoção da norma ISO 15638-20 - Sistemas de transporte inteligentes - Estrutura para aplicações telemáticas cooperativas para veículos de carga comercial regulamentados (TARV) - Parte 20: Monitoramento de pesagem em movimento. "O desejo é termos este documento publicado como Norma Brasileira ainda este ano", ressaltou Esper.

Daniel Debiazzi, foi indicado para coordenador da Comissão e Thyago Mayer e Sidney Madarazzo, para secretários.