As mulheres estão na linha de frente da crise da COVID-19, como profissionais de saúde, cuidadoras, organizadoras comunitárias e também como líderes nacionais exemplares e eficazes no combate à pandemia. A crise destacou a importância de suas contribuições e os fardos desproporcionais que as mulheres carregam.

O tema deste ano para o Dia Internacional "Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo com COVID-19", celebra os enormes esforços de mulheres e meninas em todo o mundo para moldar um futuro mais igualitário na recuperação da pandemia da COVID-19.

Também está alinhado com o tema prioritário da 65ª Sessão da Comissão sobre o Status da Mulher, "Mulheres na vida pública, participação igualitária na tomada de decisões", e a campanha emblemática Igualdade de Geração, que clama pelo direito das mulheres à tomada de decisões em todas as áreas da vida, salário igual, divisão igual de cuidado não remunerado e trabalho doméstico, fim de todas as formas de violência contra mulheres e meninas e serviços de saúde que atendam às suas necessidades.

As normas técnicas são ferramentas poderosas para reduzir as desigualdades e promover um crescimento econômico justo e inclusivo, contribuindo para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 - Igualdade de gênero, das Nações Unidas. Além disso, a participação das mulheres para o desenvolvimento de normas é essencial para concretizar as mudanças positivas que queremos ver no mundo.