A ABNT, representada pelo seu presidente, Mario William Esper e pelo diretor-geral, Ricardo Fragoso, participou no dia 31 de março, da live Avaliação Imobiliária: Início do Fim?, realizada pela Associação Brasileira de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (Abea-RJ).

A live teve como objetivo discutir sobre a Resolução do Banco Central (Bacen) nº 4754/19, a qual permite que avaliações de imóveis prescindam de vistorias de profissionais habilitados.

Em sua apresentação, Mario enfatizou a importância das normas técnicas e citou a nova Lei de Liberdade Econômica que afeta diretamente a normalização, pois se existir uma norma desatualizada com mais de 3 anos deve-se adotar uma norma internacional. Por esse motivo, é importante a participação ativa na normalização tanto nacional, quanto internacional, para que seja possível defender o posicionamento brasileiro. Com relação ao assunto da live, colocou a ABNT inteiramente à disposição para poder conversar com o governo se necessário, juntamente das Associações que estão cuidando do assunto para mostrar o papel das normas técnicas para o setor.

Além da ABNT, participaram como convidados: Erieldom Leão, ex vice-presidente da Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac); Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agranomia (Confea); Karine Moreira, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap); Luciano Ventura, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape); deputado Paulo Ganiem, Partido Novo-RJ e Iara Nagle, presidente da Abea-RJ.

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.