A ABNT, representada pelo seu diretor-geral, Ricardo Fragoso, participou no último dia 08/04 do Seminário online sobre Biodiversidade organizado pelo Organismo Nacional da França (AFNOR), em parceria com o Ministério Francês da Transição Ecológica. Na ocasião, a ABNT foi convidada para palestrar sobre “Os desafios da normalização no campo da biodiversidade no Brasil”.

A conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade têm se tornado uma questão global, ao mesmo tempo ética, ambiental, sanitária e econômica, trazendo oportunidades para o surgimento de novos setores. “Devem ser exploradas e levadas em consideração as ligações entre a economia e os ecossistemas, como desafios para o mundo neste campo”, afirmou Fragoso em sua apresentação.

De modo a permitir uma participação ativa no recém-criado comitê técnico internacional ISO/TC 331 sobre Biodiversidade, o qual tem por objetivo normalizar esse tema tão importante para o mundo e de prioridade para o Brasil, a ABNT instalou a Comissão de Estudo de Biodiversidade (ABNT/CEE-331), na qual participam importantes representantes dos mais diversos setores nacionais, para levar o posicionamento brasileiro consolidado na discussão da norma internacional. Essa comissão tem trabalhado ativamente e, inclusive, enviou várias propostas de temas para serem trabalhados no comitê da ISO. Esse movimento é de extrema importância para nosso país, que tem a maior Biodiversidade do planeta, e por esse motivo pode influenciar positivamente a normalização do tema no cenário internacional.