A ABNT participou no último dia 13 de abril, do V Seminário Brasileiro de Terras Raras, que teve como objetivo apresentar e discutir desafios e perspectivas tecnológicas e comerciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva de Elementos Terras Raras (ETR) no país, relacionados especialmente aos projetos de exploração mineral, a demanda dos setores industriais, ao uso e aplicações dos imãs de terras-raras no âmbito do mercado de veículos elétricos e da mobilidade elétrica no país, bem como energias renováveis e outras aplicações.

Nelson Al Assal Filho, diretor de Normalização representou a ABNT e fez uma apresentação falando um pouco sobre as atividades da Associação e seus objetivos, bem como da elaboração das normsa técnicas e da importância da participação tanto nacional, quanto internacional, além de explanar sobre a Comissão de Estudo Especial de Terras Raras (ABNT/CEE-298), criada em 2017.

A ABNT/CEE-298 tem como escopo a normalização no campo de Terras Raras, compreendendo mineração, concentração, extração, separação e conversão para compostos e materiais úteis de Terras Raras (incluindo óxidos, sais, metais, precursores para uso em produtos de alta tecnologia da cadeia produtiva de terras raras, especialmente ímãs permanentes, fósforos, pós para polimento, catalisadores e ligas contendo esses elementos), desenvolvimento de tecnologias para aproveitamento de fontes secundárias de terras raras (resíduos, rejeitos industriais, reciclagem de produtos contendo terras raras) e outros processos de maneira ambientalmente segura e sustentável, no que concerne a terminologia, requisitos, procedimentos e métodos de ensaio. Foi criada para acompanhar e participar dos trabalhos desenvolvidos no Comitê da ISO.

O evento contou com a participação de representantes de Ministérios, Institutos de Pesquisa, Universidades, entre outras entidades. Além disso, teve uma audiência de 1200 expectadores. para quem não conseguiu acompanhar, os links podem visualizados no canal do youtube do MCTI abaixo, confira:

12/04 - https://youtu.be/UNlsvEr7jEc

 

13/04 - https://youtu.be/TC98Op0mvdc

 

14/04 - https://youtu.be/VjgPCw5ppfA