Luiz Péricles Muniz Michielin

Foi realizada hoje (22/04), com a presença de 200 pessoas online, entre elas Conselheiros da ABNT, presidente Paulo Skaf e diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), colaboradores, uma homenagem ao Conselheiro Luiz Péricles Muniz Michielin, que infelizmente faleceu em fevereiro deste ano.


Mario William Esper, presidente da ABNT, fez as honras abrindo a cerimônia com seu discurso que enalteceu a vida e os trabalhos desempenhados por Péricles.

"Péricles teve papel de destaque como empresário e dirigente associativo atuando ao longo de sua vida como Conselheiro Honorário de vários Conselhos de Administração e como Presidente Emérito de algumas Entidades como o CIESP e a Abimaq. Além disso, foi Secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo em 1993 e, teve passagens marcantes pelas entidades citadas, ocupando  as vice - presidências.

Em sua trajetória na indústria paulista iniciada em Araras pelo pai, Sr. Laerte Michielin, com a fundação da empresa Torque Equipamentos, posicionou-se desde sempre como líder e entusiasta da indústria, defendendo em todas as instâncias onde participava a importância que o setor de bens de capital tinha e tem para o desenvolvimento do País.

No ano passado, entrou como membro para o Conselho Deliberativo da ABNT, onde já contribuía de longa data com a Associação, desde meados de 2001, quando na Fiesp foi responsável pelo Plano Master,  elaborado com apoio do Governo e da Iniciativa Privada para a reestruturação da ABNT, e foi Péricles quem liderou com sucesso junto ao empresariado paulista a recuperação e restruturação da ABNT, o que tornou essa entidade vital para normalização no Brasil.", ressaltou Esper.

A homanagem foi estendida à esposa, Sra. Maria Clementina Lemos Michielin, que também participou da cerimônia, aos filhos Patrícia e Péricles Luiz e aos 4 netos.

Para concretizar o evento, o presidente da ABNT pediu ao presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf para que fizesse o descerramento da placa que vai nomear o andar que pertence à ABNT, localizado no escritório da Av. Paulista, grafada como “Espaço de Normalização Luiz Péricles Muniz Michielin”.



Após a inauguração da placa, alguns convidados fizeram um breve pronunciamento:

"Em nome da Abimaq/Sindimaq quero cumprimentá-los pela homenagem e dizer que o Péricles era um grande amigo e gostava de uma disputa de eleição, era o prazer dele... devo a minha atuação hoje tanto na Abimaq/Sindimaq, quanto na Fiesp ao Péricles. Eu não tinha esse propósito, mas graças à ele acabei criando esse amor e disposição de lutar em prol de uma Associação e do nosso Sindicato", disse João Carlos Marchesan, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

"Em nome da Abinee gostaria de prestar minha homenagem ao grande amigo Luiz Péricles, pelo grande trabalho que ele realizou na Abimaq e na reestruturação da ABNT. Foi um excelente empresário e estendo meus sentimentos à família.", completou Fabián Yaksic, assessor do Departamento de Tecnologia e Política Industrial da Associação Brasileira  da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

"Agradeço pela iniciativa da ABNT em fazer essa homenagem ao Luiz. Ele teve uma participação muito importante na resstruturação da ABNT e parabenizo o Skaf também pela homenagem realizada no Ciesp. Tive a sorte de conviver muito com ele, não só no âmbito profissional, mas também junto à família. Ele foi um grande exemplo de ética, compromisso com a verdade e probidade. Um grande abraço à toda família.", finalizou José Velloso Dias Cardoso, presidente executivo da Abimaq.

Para finalizar, Esper pediu ao presidente Paulo Skaf que fizesso o encerramento.

Skaf declarou que a ABNT não homenageou apenas Luiz Péricles, mas sim toda a indústria de São Paulo e do Brasil, pois ele era presidente Emérito do Ciesp. "Hoje não está conosco presencialmente, mas sim em espírito e com certeza muito bem. Que a família receba meus cumprimentos e permaneça forte. Um abraço à toda a diretoria e Conselho da ABNT e muito obrigada a esta justa homenagem ao nosso Luiz Péricles Michielin. Parabéns a todos e declaro encerrada esta cerimônia.", finalizou Skaf.

Para conferir o vídeo da cerimônia, clique aqui.

Breve currículo

Luiz Péricles Muniz Michielin era brasileiro, casado e tinha dois filhos e quatro netos. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 1970, exerceu as seguintes atividades:

 - Exercício de Advocacia entre 1969 a 1978;

 - Diretor Comercial da Empresa Torque S/A (Bens de capital) entre 1976 a 1988;

 - Diretor de Desenvolvimento de Mercado da Empresa Zanini S/A Equipamentos Pesados entre 1988 a 1991;

 - Vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Pauli (Ciesp) de 1986 a 1989;

 - 1º Vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Sindimaq) - gestão 1989 a 1992;

 - Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Sindimaq) entre 1991 a 1992;

 - Delegado efetivo do Sindimaq junto à Fiesp, de 1992 a 1998;

 - 2º Vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Pauli (Ciesp) de 1992 a 1998;

 - Secretário de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo em 1992;

 - 1º Diretor Secretário do Centro das Indústrias do Estado de São Pauli (Ciesp) entre 1998 a 2001;

 - 1º Diretor Secretério da Federação e do Centro as Indústrias do Estado de São Pauli (Ciesp) em 2001 até 2003;

 - Diretor da Torque S/A desde 1994.