Foi firmado, durante videoconferência, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) o Acordo de Cooperação Técnica entre a ABNT, a Fiesp e o Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR).

O Acordo tem como objetivo a criação de um ambiente multisetorial para incentivar a inovação tecnológica na execução de empreendimentos habitacionais no âmbito do Governo Federal, de forma a estimular o processo de industrialização do setor da construção civil, bem como contribuir para o acesso de usuários de unidades habitacionais a uma habitação segura, adequada, sustentável e a preço acessível, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

“Criaremos uma Comissão de Estudos para agilizar o desenvolvimento de normas para o setor. Além disso, vamos promover a revisão das normas já existentes para incentivar a inovação tecnológica e a produtividade no âmbito da construção civil brasileira”, ressaltou Mario William Esper, presidente da ABNT.

“A importância desse acordo é a busca da ampliação de participar com inovações para o setor. Hoje temos muitas empresas detidas por construtoras que fazem parte do nosso programa, e na verdade é importante ampliarmos esse campo para que mais empresas inovadoras entrem no processo. Com esse acordo, os inovadores apresentarão as propostas à esse grupo da ABNT, Fiesp e SNH, que por sua vez encaminhará para a Câmara. Tendo viabilidade comercial, esta própria Câmara que vai apoiar a ideia não só financeiramente, como tecnicamente também.”, enfatizou o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos.

O secretário de saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão também participou e disse que está a disposição para colaborar da melhor forma.

Já o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho elogiou o acordo e disse que será um piloto para ajudar a dar celeridade à industrialização na construção civil.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre membros da diretoria da Fiesp, Conselheiros da ABNT e convidados.