Na hora de programar um passeio, tem quem prefira locais de calmaria e conforto, que permitam a contemplação como um máximo esforço. Mas tem quem vá em busca de um choque na rotina em meio à natureza, praticando arvorismo, espeleoturismo, cachoeirismo ou qualquer outra atividade que imponha desafios. Esse é o turismo de aventura, modalidade que tem crescido muito entre os brasileiros.

O País sempre teve muitas opções de destinos turísticos. Entretanto, por muito tempo a segurança foi uma grande preocupação. Mas hoje não faltam orientações para operadoras, condutores e demais envolvidos em turismo de aventura e ecoturismo, estimulando a adoção das melhores práticas e a prestação de serviços de qualidade. Este é o objetivo das normas técnicas elaboradas no âmbito do Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-054). Em total sintonia com novas tendências e demandas desse segmento, tanto no País como no exterior, os membros do comitê vêm há anos compondo um acervo robusto de normas técnicas.

As normas técnicas de turismo de aventura promovem operações sem risco aos praticantes e proporcionam visibilidade e confiabilidade às empresas, entre outros benefícios que agregam competitividade ao Brasil frente a outros mercados.

Cada vez mais, entretanto, faz-se necessário que essas normas sejam intensamente disseminadas, que seus requisitos sejam atendidos, ao mesmo tempo em que se cultive a responsabilidade pelos recursos naturais nos quais é praticada a maioria das modalidades de turismo de aventura. Só assim a experiência terá sentido e, certamente, será inesquecível.

O ABNT/CB-054 mantém seus documentos atualizados e qualquer interessado pode conferí-los. Para acessá-los, clique nos títulos abaixo:

Normas_Brasileiras_ABNT_Turismo_de_Aventura_Mai2021

ABNTCB054_ABETA_Normas_Turismo_de_Aventura_Mai2021

Normas_ABNT_Turismo_de_Aventura_Coletaneas_Mai2021

Apoio Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o Portal Sebrae de Ecoturismo e, numa das páginas, são divulgadas as Normas ABNT. Na Comunidade de "Segurança no Ecoturismo", são tratadas as Normas ABNT e ISO, junto a empresários, guias de turismo, líderes de turismo de aventura e demais partes interessadas. Para conhecer o portal, acesse https://www.portalecoturismo.com.br/area-logada/biblioteca

A participação nos Comitês e Comissões da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Sendo assim, para participar do ABNT/CB-054, entre em contato com o analista responsável Antonio Cordeiro (antonio.cordeiro@abnt.org.br).