Dia 9 de junho é comemorado o Dia Mundial da Acreditação. Trata-se de uma iniciativa global realizada pelos fóruns internacionais de acreditação, International Accreditation Forum (IAF) e International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) com o objetivo de aumentar a consciência da importância das atividades relacionadas à acreditação, como avaliação da conformidade e certificação de produtos e serviços. Neste ano, o tema é “Apoio à Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

A ABNT está totalmente alinhada aos ODS e também é acreditada pelo Inmetro, que é o Organismo Acreditador no Brasil. Possui acreditação tanto para certificações voluntárias, como por exemplo, GHG, Rotulagem Ambiental, ABNT NBR ISO 9001, como para  certificações compulsórias, quando regulamentos técnicos exigem a certificação de produtos ou serviços.

Ser acreditado comprova que o Organismo está apto em executar o seu trabalho com qualidade e confiança,  conforme as regras estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação e reconhecidas mundialmente.