Quando surge a necessidade da normalização de determinado tema, a ABNT encaminha o assunto ao Comitê Técnico responsável, onde o mesmo será exposto aos diversos setores envolvidos. Uma vez elaborado o Projeto de Norma com o assunto solicitado, ele é então submetido à Consulta Nacional. Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema é submetido à apreciação da sociedade.

Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, assim, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

Sendo assim, é muito importante contarmos com a opinião de todos sobre o conteúdo dos Projetos em Consulta Nacional, para que possamos ter Normas Brasileiras que realmente representem os interesses da sociedade, bem como possam ser plenamente aplicadas e gerar todos os benefícios inerentes à normalização.

Para participar da Consulta nacional é fácil: acesse o site, pesquise por Macrossetor, Comitê ou ICS. Clique na opção desejada e no Projeto que deseja visualizar. Faça o cadastro e acesse o texto. No mesmo local é possível votar se está de acordo ou não.

Aproveitando o assunto, temos em destaque o  Projeto ABNT PR 1013 - Digitalização de documentos — Orientações para a garantia da qualidade e confiabilidade do documento digitalizado, que está em Consulta Nacional até o dia 18 de agosto.

Para acessar o projeto, acesse  http://www.abntonline.com.br/consultanacional/ , pesquise por Comitê - ABNT/DN Prática Recomendada,  clique na lupa (visualizar), faça o login - caso não possua clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.

Participe! A contribuição de todos é muito importante para ajudar  na melhoria da qualidade do processo de normalização do Brasil!