A ABNT marcou presença no Seminário "A Segurança nas Instalações de Gás residencial e comercial", realizado pelo Crea/RJ.
Na abertura, o presidente Mario William Esper destacou que a ABNT possui o Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis (ABNT/CB- 009), que trata da Normalização no campo dos gases combustíveis compreendendo produtos e serviços relacionados com atividades de exploração, produção, armazenagem, transporte dutoviário, distribuição e utilização desses gases, bem como seus usos nos segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Além disso, enfatizou que dentre as 92 normas publicadas pelo Comitê, duas delas merecem destaque. São a ABNT NBR 13103:2020 - Instalação de aparelhos a gás — Requisitos e ABNT NBR 15923:2011 - Inspeção de rede de distribuição interna de gases combustíveis em instalações residenciais e instalação de aparelhos a gás para uso residencial — Procedimento. Essas duas normas são citadas na Lei nº 6890 de 18/09/2014, do Estado do Rio de Janeiro, que dispõe sobre obrigatoriedade da inspeção quinquenal de segurança nas instalações de gás das unidades residenciais e comerciais supridas por gases combustíveis.

Ainda participou do evento como especialista do assunto, o representante técnico do ABNT/CB-009, Sr.  Luiz Felipe Boueri.
Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.