Foi realizada hoje (10/08), a reativação da Comissão de Estudo Especial de Execução e Inspeção de Estruturas Especiais de Concreto, Mistas, de Alvenaria e de Pedra (ABNT/CEE-169).

Fizeram discurso na abertura o presidente da ABNT, Mario William Esper, o presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Prof. Paulo Helene e o vice-presidente do Ibracon, Sr. Júlio Timerman.

Em seu discurso, Mario ressaltou a importância da participação na normalização, tanto nacional, quanto internacional e destacou os três grandes motivos que dão destaque à normalização no brasil hoje, a Lei de Liberdade Econômica, a Lei de licitações e contratos administrativos e o Modelo Regulatório do Inmetro.

A ABNT/CEE-169, que atualmente possui três normas em seu acervo, tem como escopo a Normalização no campo da execução e da inspeção de estruturas especiais de concreto (simples, armado, protendido e com reforço de materiais não convencionais), mistas de aço e concreto, de alvenaria e de pedra, compreendendo toda e qualquer estrutura como pontes, viadutos, túneis, passagens superiores, passagens inferiores e passarelas, no que concerne a terminologia, procedimentos, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Após a apresentação técnica da Comissão, o coordenador foi escolhido, sendo nomeado o vice-presidente di Ibracon, Sr. Júlio Timerman. Os próximos passos serão as reuniãos de trabalho e revisão das normas.