A ABNT realizou hoje (13/08) a retomada dos trabalhos da Comissão de Estudo Especial de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas (ABNT/CEE-231).

O presidente, Mario William Esper fez a abertura destacando a importância da participação na normalização tanto nacional, quanto internacional. E também ressaltou os quatro motivos atuais que dão destaque à normalização no Brasil, que são a Lei de liberdade econômica, a Lei de licitações e contratos administrativos, o Modelo Regulatório do Inmetro e a participação da ABNT no Grupo de trabalho, instituído pelo Inmetro,  na recém publicada Portaria nº 334, de 04 de agosto, para elaboração da Proposta de Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade.

Além disso, também explicou que nesse período de pandemia a ABNT tem trabalhado arduamente na elaboração de novas normas, que tiveram seu tempo de produção reduzido para no máximo três meses e também aumentou o número das reuniões dos Comitês e Comissões, através de plataformas virtuais, o que melhorou todo o processo, facilitando assim a participação de mais interessados.

Ao final, agradeceu ao presidente da  Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Sr. Enio Canavello Barbosa pela parceria e colocou a ABNT à disposição para o que for necessário.

Nelson Al Assal, diretor de normalização da ABNT fez a apresentação técnica e anunciou como coordenador da Comissão o Sr. Túlio Bittencourt e como secretário o Sr. Tomás Vieira.

A ABNT/CEE-231 possui três normas em seu acervo e tem como escopo a Normalização no campo de projeto de estruturas metálicas; de madeira; de concreto simples, armado, protendido e com reforço de materiais não convencionais e de estruturas mistas de aço e concreto, compreendendo projetos de pontes, viadutos, túneis, passagens superiores, passagens inferiores, passarelas e portos de qualquer material, bem como inspeção de estruturas metálicas, de madeira e mistas, no que concerne à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

A participação nos Comitês e Comissões de Estudo da ABNT são voluntárias e abertas a qualquer interessado. Para participar da ABNT/CEE-231, envie um email para a analista responsável, Milena Pires (milena.pires@abnt.org.br).