A ABNT marcou presença na Reunião Plenária da Diretoria do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic), da Fiesp realizada hoje (27/08), pela manhã. A pauta da reunião teve como tema "Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo" e contou com a apresentação feita pelo Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, César Azevedo.

O presidente da ABNT, Mario William Esper participou fazendo uma apresentação sobre o atual cenário da normalização no Brasil. Ele ressaltou os motivos que destacam a normalização hoje, que são a Lei de Liberdade Econômica, a Lei de Licitações e o Modelo Regulatório do Inmetro. Além disso, expôs sobre a normalização na área da Construção Civil, demonstrando que são 48 Comitês e Comissões de Estudo Especiais, o que corresponde a 20% da estrutura da ABNT. São 1109 normas técnicas publicadas, e o Brasil participa ativamente da normalização internacional nos temas de Building Information Modeling (BIM) e Eficiência Energética.

O secretário César Azevedo manifestou interesse em saber mais sobre o projeto piloto de certificação para cidades inteligentes que a ABNT está desenvolvendo em parceria com o Inmetro, em Foz do Iguaçu e também sobre São José dos Campos.