Pedro Buzatto Costa                                   

* 06 -10 - 1925

+ 28 – 08 - 2021

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Pedro Buzatto Costa, no Rio de Janeiro. O coronel Buzatto, como era chamado com carinho e respeito, presidiu o Conselho Deliberativo da ABNT desde janeiro de 2003 até março de 2020, sempre comprometido a preservar o Foro Nacional de Normalização como um patrimônio brasileiro.

Sua trajetória de 17 anos à frente da ABNT foi marcada por desafios e vitórias que colocaram a organização em destacado patamar entre os principais organismos de Normalização do mundo.

Professor de Física e oficial reformado do Exército, Buzatto foi presidente do Comitê Brasileiro de Metrologia (CBM), o órgão assessor do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) responsável pela formulação das diretrizes da política brasileira de metrologia.

Na Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), como diretor de Tecnologia, cuidou das relações institucionais com o governo federal, tendo participado da implementação do Programa Nacional de Qualidade e Produtividade (PBQP), entre outras iniciativas de grande impacto.

Neste momento de tristeza, a família ABNT manifesta profundos sentimentos aos familiares do coronel Buzatto, que deixa esposa, filhos, netos e bisnetos. Seu nome ficará gravado na história da Normalização do Brasil e em nossos corações.