Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Pequenas olarias investem em qualidade

Um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) no Paraná aproveita o bom momento da construção civil para capacitar empresas do ramo cerâmico, especialmente as olarias que produzem tijolos, calhas e telhas. Conforme informações da área de construção civil do Sebrae/PR, mais de 50 olarias participantes no Paraná buscam aumentar a qualidade dos produtos para vendê-los para outros estados.


Com a intermediação do Sebrae e da Associação Nacional da In­­dústria Cerâmica (Anicer), o Labo­­ratório de Ensaios de Materiais, da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, realizou testes em telhas e tijolos produzidos no município de Ina­­já, que se mostraram em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Um dos empresários de Inajá afirmou que foram dois anos de preparação antes de entrar no processo de qualificação do Programa Setorial da Qualidade (PSQ). “A mudança de cultura dentro da empresa e as adequações necessárias às normas da ABNT foram fundamentais”.