Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Sua casa mais segura - Instalação de aparelhos a gás

A instalação de aparelhos a gás de uma maneira mais segura em uma residência é possível quando for realizada de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 13103:2013 - Instalação de aparelhos a gás para uso residencial—Requisitos. Esta Norma estabelece os requisitos para projeto, construção, ampliação, reforma e vistoria dos locais nos quais se localizam os aparelhos a gás para uso residencial, bem como para a instalação de aparelhos a gás para uso residencial, cujo somatório de potências nominais não exceda 80,0 kW (1146,67 kcal/min).

Esta Norma trata da instalação de aparelhos a gás para cocção, aquecimento de água, aquecimento de ambiente, refrigeração, lavagem, secagem, iluminação, decoração e demais utilizações de gás combustível em ambientes residenciais.

É importante salientar que a verificação, ou adequação, dos locais de instalação, instalação e o teste de funcionamento de aparelhos a gás devem ser realizados por profissional qualificado, sob supervisão de profissional habilitado.


Para obter mais informações sobre o Convênio ABNT-SEBRAE ou caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.