Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Vestuário – Fator de Proteção Ultravioleta

Em um país tropical como o Brasil é extremamente necessário se preocupar com os efeitos da radiação solar ultravioleta sobre a saúde das pessoas. Nesse contexto o vestuário funciona como um importante elemento de proteção contra a radiação solar ultravioleta e visando um melhor desempenho das peças a ABNT publicou a Norma Técnica ABNT NBR 16695:2018 - Vestuário - Fator de Proteção Ultravioleta - Requisitos e métodos de ensaio. Esta Norma estabelece os requisitos para determinação do fator de proteção ultravioleta de têxteis, roupas e outros itens de vestuário pessoal (como chapéus), usados em proximidade com a pele. Esta Norma também especifica os requisitos de etiquetagem.

Terminologia:

Vestimenta com proteção ultravioleta - Item de vestuário pessoal (incluindo roupas, chapéus, sapatos e tecidos usados para a fabricação de vestuário pessoal) que possui a característica de proteger contra a radiação ultravioleta.


Caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.