Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Sistemas de ventilação para cozinhas profissionais

cozinha

A ABNT publicou no dia 30 de setembro de 2019 a Norma Técnica ABNT NBR 14518:2019 - Sistemas de ventilação para cozinhas profissionais.

Esta Norma estabelece os princípios gerais para projeto, instalação, operação, manutenção e ensaio de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndio e no controle ambiental.

Esta Norma é aplicável também a reformas e ampliações de cozinhas profissionais existentes inclusive as montadas em instalações provisórias ou móveis (caminhões, ônibus, food truck, pavilhões, barracas, quiosques ou em qualquer lugar coberto).

Esta Norma é aplicável a equipamentos de depuração de ar, que recirculam o ar contaminado, para redução dos contaminantes.

A ABNT NBR 14518:2019 cancela e substitui a ABNT NBR 14518:2000, a qual foi tecnicamente revisada.

Cozinha profissional - Instalação dotada de equipamentos e dispositivos com a finalidade de preparo de refeições coletivas, utilizada pela razão social responsável por esta atividade econômica.

Sistema de ventilação - Conjunto de elementos integrados, garantindo a movimentação controlada do ar.


Para obter mais informações ou caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.