Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Sistemas de alerta de tempestades elétricas

raio

A ABNT publicou no dia 30 de setembro de 2019 a Norma Técnica ABNT NBR 16785:2019 - Proteção contra descargas atmosféricas - Sistemas de alerta de tempestades elétricas.

Esta Norma fornece informações sobre as características dos sistemas de alerta aplicáveis à obtenção de dados em tempo real sobre as descargas atmosféricas e/ou sobre a eletrização das nuvens, e sobre o tratamento das informações, obtidas por estes sistemas, com a finalidade de programar medidas preventivas contra os riscos criados pelas descargas atmosféricas.

Esta Norma estabelece os requisitos básicos para detectores e redes coletoras de dados dos parâmetros pertinentes de uma descarga atmosférica, fornecendo informações em tempo real da sua posição e do seu valor. Esta Norma descreve a aplicação dos dados coletados por estes detectores na forma de alertas e dados históricos.

Esta Norma é aplicável à utilização de informações provenientes de sistemas de alerta de tempestades elétricas (sistemas ou equipamentos fornecendo informações em tempo real) sobre a atividade elétrica atmosférica, a fim de monitorá-la, visando a tomada de medidas preventivas.

Sistema de alerta de tempestades elétricas - Sistema composto por detectores da atividade de tempestades elétricas, capaz de monitorar a atividade destas em uma área determinada, e com recursos de processar os dados obtidos, com a finalidade de emitir alerta válido relacionado aos eventos associados às descargas atmosféricas para uma área-alvo estabelecida.


Para obter mais informações ou caso tenha dúvidas sobre Normas Técnicas, entre em contato com a equipe do CIT/ABNT pelo telefone (11) 3017-3646 ou se preferir pelo formulário fale-conosco da página.