Convnio Sebrae ABNT

Normalização para Grandes
Empresários de Pequenos Negócios

 

Empresas de turismo do Ceará conquistam norma de segurança

Após passarem por um longo processo de avaliação e auditoria, quatro empresas cearenses que atuam nos segmentos de turismo de aventura e ecoturismo foram certificadas em Sistema de Gestão da Segurança (SGS) pelo Instituto Nacional de Metrologia. Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As empresas Jeri off Road e Club dos Ventos, sediadas na praia de Jericoacoara, Trilhas do Brasil, em Fortaleza, e Parque das Trilhas, em Guaramiranga, são as primeiras empresas do estado a conseguirem esse certificado. Atualmente, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), um seleto grupo de 78 empresas em todo o País possui a certificação.

O certificado atesta que as empresas cumpriram todos os requisitos da Norma Técnica ABNT NBR 15331, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em dezembro de 2005. Na prática, isso significa que essas empresas adotam uma série de procedimentos que asseguram a qualidade e a segurança na operacionalização das suas atividades.

De acordo com a Abeta, a ABNT NBR 15331 ou Norma Técnica de Sistema de Gestão da Segurança estabelece os requisitos para a implementação do SGS e é usada para certificar operadoras de turismo de aventura, atrativos turísticos organizados, unidades de conservação e outras organizações. O sistema possibilita a uma empresa criar uma política da segurança e alcançar os seus objetivos e metas, utilizando as técnicas da gestão de riscos e incorporando o processo de melhoria contínua das condições de segurança. Esse sistema permite estabelecer e avaliar a eficácia dos procedimentos, desenvolverem uma política e objetivos de segurança, atingir a conformidade em relação a eles e demonstrá-la aos clientes.

O sócio-diretor da Trilhas do Brasil, Rosier Alexandre, conta que há cerca de um ano começou a sistematizar a gestão da segurança da empresa. "Até então, tínhamos toda uma preocupação com a segurança, mas não tínhamos documentos. O processo de sistematização e aferição de que estamos em conformidade com a norma técnica é trabalhoso e rigoroso. Porém, o resultado é excelente", afirma o empresário. (ASN)

Veículo: Jornal do Comércio – Porto Alegre/ RS - Data: 26/05/2011 - Editora: 2º Caderno - Página: 04

ABNT NBR 15331:2005 - Turismo de aventura - Sistema de gestão da segurança – Requisitos.
Objetivo: Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança no turismo de aventura, quando uma organização pretende aumentar a satisfação e segurança do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema e a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e necessita demonstrar sua capacidade para assegurar a prática de atividades de turismo de aventura de forma segura e que atendam aos requisitos de segurança do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.

 

Convênio ABNT/MTur
O Ministério do Turismo (MTur) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) firmaram um convênio que possibilita, após breve cadastro, visualizar e imprimir as normas brasileiras publicadas no âmbito do Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-54).

Para maiores informações acesse: www.abntcatalogo.com.br/mtur/