Pensou Normas Técnicas, Pensou ABNT.

A+ A-

Perguntas frequentes

A ABNT é o Foro Único Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais.

A ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Copant), da Asociación Mercosur de Normalización (AMN) e é também membro da International Electrotechnical Commission (IEC) desde a sua fundação.

A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade, dispondo de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados. Trabalhando em sintonia com governos e com a sociedade, a ABNT contribui para a implementação de políticas públicas e promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.

Comitê Brasileiro: órgão técnico da estrutura da ABNT, formado por Comissões de Estudo. Organismo de Normalização Setorial: entidade técnica setorial, com experiência em normalização, credenciada pela ABNT para atuar no desenvolvimento de Normas Brasileiras do seu setor, também formada por Comissões de Estudo. Comissão de Estudo Especial: órgão técnico da estrutura da ABNT, criado quando o assunto de seu escopo não está contemplado no âmbito de atuação de outro Comitê Brasileiro ou Organismo de Normalização Setorial já existentes.

A participação é voluntária e as reuniões são abertas a todos. Para participar é necessário entrar em contato com o Comitê Técnico responsável ou com o Analista da ABNT e informar o e-mail para cadastro e recebimento de convites para as reuniões. Para acessar a lista dos ABNT/CB/CEE/ONS, basta clicar no link: https://teste.admabnt.com.br/normalizacao/comites-tecnicos

Custa nada. E a participação é aberta a qualquer interessado

Para novas demandas de normalização procure a Gerência de Planejamento e Projetos (GPP), que recebe e analisa os assuntos e suas pertinências. Novas demandas podem ser encaminhadas para o e-mail: gpp@teste.admabnt.com.br .

Quando surge a necessidade da normalização de determinado tema, a ABNT encaminha o assunto ao Comitê Técnico responsável, onde ocorrem os debates para desenvolvimento dos Projetos de Norma. Uma vez consensado o Projeto de Norma, ele é então submetido à Consulta Nacional para apreciação da sociedade. Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado, a aprovação do texto com sugestões ou a sua reprovação devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

A Consulta Nacional é aberta a toda a sociedade brasileira, para que assim possa ser alcançada a transparência do processo. É possível consultar o Projeto de Norma e votar de acordo com o seu conteúdo (aprovação, aprovação com observação de forma e reprovação).

É o documento com instruções de estrutura e redação para elaboração de normas técnicas, conhecido como “a norma para fazer norma”.

As normas da ABNT possuem caráter voluntário e não são obrigatórias. Porém, se uma autoridade fizer referência em seu documento a uma Norma Técnica da ABNT, ela se torna obrigatória.

Para a obtenção da Certificação, primeiramente a empresa deve implementar o Sistema de Gestão conforme os requisitos da norma desejada (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, etc…) A ABNT não fornece nenhum tipo de manual, check-list para auxiliar a empresa na implementação dos requisitos da norma.

Normalmente, as empresas optam por contratar uma empresa de consultoria para realizar a implementação dos requisitos da norma desejada na empresa Em média, a implementação dura 6 meses Após a implementação concluída, a empresa poderá a certificação à ABNT O processo de certificação consiste na realização de auditoria (presencial) onde o auditor designado pela ABNT vai até a empresa e realiza a auditoria para verificar se a empresa atende aos requisitos da norma desejada (SIO 9001, ISO 14001, ISO 45001, etc…) Caso a empresa seja aprovada na auditoria, a ABNT emitirá um certificado com validade de 3 anos e todo ano a empresa deve ser submetida à auditorias de manutenção, então no ciclo de 3 anos a empresa será auditada 3 vezes.

Para a obtenção da certificação desejada,a empresa interessada deve preencher um formulário técnico para que, com base nas informações desse formulário,a ABNT possa elaborar e emitir uma proposta técnico comercial contendo o custo da certificação desejada Caso sua empresa já tenha concluído a implementação e já esteja “pronta” para solicitar a certificação e deseje receber uma proposta da ABNT, entre em contato conosco e solicite uma proposta para a realização da certificação desejada.

Por determinação da ABIQUIM, o processo de solicitação de certificação SASSMAQ deverá ser feito diretamente pela plataforma da ABIQUIM.

Segue O passo a passo para o preenchimento do perfil SASSMAQ:

1. Acessar o Website Sassmaq (www.sassmaq.org.br) para a obtenção da senha de acesso.

2. Preenchimento do cadastro e perfil da companhia e solicitação da pré‐ análise SASSMAQ.

3. Solicitação e encaminhamento de ofertas comerciais por parte dos Organismos de Certificação.

4. Aprovação da oferta vencedora e agendamento da avaliação SASSMAQ.

5. Confirmação da avaliação realizada pela ABIQUIM com a consequente publicação como companhia avaliada SASSMAQ.

Não.

A ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, credenciada como único Fórum Nacional de Normalização. Somos membro fundador da ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização). A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

O IMETRO é Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

A certificação LGPD é baseada no procedimento especifico (PE-451) elaborado pela ABNT. Os requisitos para essa certificação estão contidos nesse procedimento. A empresa realiza a implementação desses requisitos e está apta a receber a auditoria de certificação. Como parte da auditoria inicial (auditoria de FASE 1) há o envio de um check list elaborado pela ABNT. Após a implementação concluída, a empresa poderá obter a certificação à ABNT.

A certificação LGPD se baseia no procedimento especifico elaborado pela ABNT. Esse procedimento tem como base APENAS alguns dos requisitos contidos nas normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e ABNT NBR ISO/IEC 27701.

Já a certificação das normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e ABNT NBR ISO/IEC 27701, contém seus próprios requisitos, sendo necessário a implementação da norma como um todo. Após a implementação concluída, a empresa poderá obter a certificação à ABNT.

Sem dúvida é possível certificar.

Através da identificação de alguma base normativa privada, pública ou internacional, a ABNT pode elaborar um Procedimento Específico para a certificação que melhor atenda à necessidade, em conjunto com a empresa solicitante e/ou com a associação de fabricantes que o represente, atendendo com a ética e credibilidade que sempre pautaram as atividades da ABNT.

A ABNT conta com o Centro de Informações Tecnológicas (CIT), que poderá auxiliar na identificação de uma norma brasileira ou, na falta desta, de uma norma internacional que seja aplicável à necessidade de certificação da empresa.

O ensaio de um produto demonstra exclusivamente que a amostra entregue ao laboratório foi avaliada. Por outro lado, a Certificação ABNT garante que tanto a amostra ensaiada, como toda a produção, independente do lote e de sua data, estão em conformidade com a norma técnica de referência.

Por se tratar de um processo e metodologia estatística mais abrangente, com verificação periódica por ensaios e auditorias com foco no controle da qualidade e nas linhas de produção, a Certificação ABNT constitui uma forma eficaz e mais econômica para as empresas comprovarem a qualidade de seus produtos. 

Os cursos são EAD ao vivo, presenciais ou EAD gravados.

Em todos os cursos são fornecidos certificados de participação e em alguns também o certificado de aproveitamento (com prova).

Os valores das taxas de inscrição podem ser parcelados no pagamento com cartão de crédito, sem nenhum acréscimo.

No material dos cursos é incluída a norma de referência.

Pode pesquisar por tema, palavra, número de norma, local ou período no site www.abntcatalogo.com.br na aba de Cursos.